Embolando Palavras

Perícia atesta: “ficha suja” de Dilma é falsa

A Folha de São Paulo, em tom de constrangimento, publicou, hoje, o resultado da perícia sobre a suposta ficha da ministra Dilma Rousseff, reproduzida pelo jornal em destaque na primeira página na edição do dia 5 de abril. A conclusão dos peritos, contratados pela ministra, não deixa dúvidas: a ficha é falsa.

Tanto o laudo produzido pelos professores do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade de Campinas) Siome Klein Goldenstein e Anderson Rocha quanto o documento produzido pelo perito Antonio Nuno de Castro Santa Rosa da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos), ligada à UnB (Universidade de Brasília), registraram o mesmo resultado.

Eis um trecho do laudo dos peritos da Unicamp:

“O objeto deste laudo foi digitalmente fabricado, assim como as demais imagens aqui consideradas. A foto foi recortada e colada de uma outra fonte, o texto foi posteriormente adicionado digitalmente e é improvável que qualquer objeto tenha sido escaneado no Arquivo Público de São Paulo antes das manipulações digitais”.

A ficha falsa lista ações armadas de organizações de esquerda realizadas na época da ditadura militar e crimes atribuídos à ministra. Quando a reportagem original foi publicada, Dilma negou sua participação nos supostos crimes, afirmando que a ficha não merecia credibilidade:

“Reitero que jamais fui investigada, denunciada ou processada pelos atos mencionados nesse documento falso e de procedência inidônea, ao qual não se pode emprestar nenhuma credibilidade”.

A Folha reconheceu, posteriormente, ter errado na reportagem:

“O primeiro [erro] foi afirmar, na Primeira Página, que a origem da ficha era “o arquivo [do] Dops”. Na verdade, o jornal recebera a imagem por e-mail. O segundo foi tratar como verdadeira uma ficha cuja autenticidade não podia ser assegurada, bem como não podia ser descartada.”

Como se vê, o jornal ainda tenta se esquivar da barbaridade que cometeu, corroborando com uma fraude para prejudicar a imagem da ministra, provável candidata do PT à Presidência da República.

Dilma não se contentou com o tímido “erramos” da Folha e exigiu que o jornal dê o mesmo destaque da reportagem original, informando ao público, agora, o resultado da perícia:

“Diante da prova técnica da falsidade do documento, solicito providências no sentido de que seja prestada informação clara e precisa acerca da “ficha” fraudulenta, nas mesmas condições editoriais de publicação da matéria por meio da qual ela foi amplamente divulgada, em 5 de abril de 2009″

Estamos no aguardo.

Assinantes da Folha e do UOL podem ler a íntegra da matéria aqui.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Perícia atesta: “ficha suja” de Dilma é falsa

  1. CAÇA AO POLITICO FICHA SUJA em disse:

    O TRE de Minas aprovou resolução e vai divulgar ficha criminal de candidatos

    Resolução 785/09 aprovada pela Corte do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral) permite que o órgão revele em seu site a certidão criminal dos candidatos que disputarão o pleito de 2010, tal como já ocorre com a declaração de bens.

    Todas as ações que tramitam em varas cíveis e criminais constarão da lista de divulgação do órgão, “mesmo que ainda não tenham sido julgadas, inclusive as que versarem sobre improbidade administrativa”, diz o artigo terceiro da resolução 785, aprovada por unanimidade.

    A apresentação das certidões da Justiça Federal, Estadual e dos Juizados Especiais Criminais é um dos documentos obrigatórios para o registro da candidatura.

    Quem não apresentá-las não obterá o registro. “Certidão não é para ser guardada, é para ser mostrada”, diz o presidente do TRE, desembargador José Tarcísio de Almeida Melo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s