Embolando Palavras

MPF denuncia o banqueiro Daniel Dantas

Lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha e organização criminosa. Esses foram os crimes praticados pelo banqueiro Daniel Dantas, segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, na sexta-feira (03/07), ao juiz da 6ª Vara Criminal Federal Fausto de Sanctis, que decidirá se aceita ou não a peça. Além do dono do Grupo Opportunity, a denúncia inclui mais 13 pessoas, todas envolvidas em “atividades criminosas”. O documento de 80 páginas foi elaborado e assinado pelo Procurador da República Rodrigo de Grandis. A denúncia é um desdobramento da Operação Satiagraha, executada há um ano pela Polícia Federal sob coordenação do delegado Protógenes Queiroz.

De acordo com informações da Terra Magazine, entre os denunciados estão os dirigentes do Opportunity (o banco ou algum dos múltiplos braços do Grupo) Daniel Dantas, sua irmã, Verônica Dantas e Dório Ferman, assim como Itamar Benigno Filho (ex- Brasil Telecom), Roberto Amaral (ex-Andrade Gutierrez), Maria Amália de Melo Coutrim, do jurídico do Opportunity e Humberto Braz.

Roberto Amaral, conforme a denúncia, era encarregado de prestar assessoria em “assuntos sensíveis” do Grupo Opportunity. Era o homem de Dantas responsável pela cooptação da mídia, conforme se lê da denúncia de Rodrigo de Grandis, que descreveu alguns serviços de Amaral: “o contato com políticos, a viabilização de publicação de notícias no interesse da quadrilha e a consultoria e efetiva implementação por intermédio de William Yu (NR: doleiro), de movimentações financeiras no exterior”.

Leia mais aqui e aqui.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s