Embolando Palavras

Blogueiro da Veja defende o golpe em Honduras

Do blog A Torre de Marfim:

O golpe em Honduras e a democracia

Eu não conheço nada sobre Honduras. Sei apenas que a capital é Tegucigalpa e que o país se envolveu numa guerra ridícula com El Salvador, a Guerra do Futebol. Eu também nunca tinha ouvido falar em Manuel Zelaya, e não sabia que ele tinha se aproximado de Hugo Chávez. Não tenho informações para ser contra ou a favor de Zelaya, mas quem realmente preza a democracia não apoia um golpe de Estado. Se Zelaya infringiu as normas constitucionais, que seja afastado do cargo por meios democráticos.

Eu não conheço a Constituição e outras leis de Honduras, mas acredito que elas devem prever mecanismos pacíficos para o impedimento do presidente, sem que seja necessária a intervenção das Forças Armadas. Não estou dizendo que haja motivos para o impeachment, porque não conheço o que se passa em Honduras, como provavelmente a maior parte dos brasileiros.

Tudo o que eu disse acima é o mais pedestre bom senso em termos de democracia. Mas não para Reinaldo Azevedo. Ele escreveu este post no domingo, em que apoia o golpe, ainda que faça a ressalva de que “por enquanto as Forças Armadas garantem a Constituição democrática”. Quem é democrata de verdade não aplaude golpes de Estado. Se essa é a direita brasileira que se pretende inteligente e democrática, a esquerda brasileira pode comemorar. Ao apoiar um golpe militar na América Latina, o sujeito se adapta mais um pouco à caricatura que a esquerda costuma fazer da direita no Brasil. Fica parecido com o dr. Fantástico. Ele até que tenta reprimir as tendências autoritárias, mas não consegue lutar contra a própria natureza.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Blogueiro da Veja defende o golpe em Honduras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s