Embolando Palavras

Azenha: Teria o projeto político de Lula se esgotado?

Do Vi o Mundo:

Antes que vocês se esgoelem me atacando, destaco que coloquei um ponto de interrogação no final da frase.

O ponto de interrogação é o melhor amigo dos jornalistas. Eu tinha uma editora que amava ponto de interrogação nas chamadas de um programa. Ela também adorava dizer que “pela primeira vez o homem pisa” nesse lugar. Um dia, de gozação, um gaiato gravou dentro do banheiro das mulheres: “Pela primeira vez um homem pisa nesse lugar”.

Mas eu falava da interrogação. Explico: ela me ocorreu em um debate recente sobre o papel da mídia no Brasil. Um colega lamentou a falta de audácia do governo Lula para institucionalizar a democratização da mídia. Foram oito anos e pouquíssimos avanços. As famílias que controlam os meios fizeram e aconteceram nos últimos oito anos, depois de oito anos de “paz dos cemitérios” no governo FHC.

Sim, agora enchemos duas Kombis em sites ditos “alternativos” na internet. Mas os grandes portais, a gente há de convir, estão nas mãos dos mesmos. Os portais obedecem cegamente à matriz de pensamento ditada por meia dúzia de jornalistas da Globo, da Folha, de Veja e do Estadão.

Dito isso, argumentei com o meu colega: não dá para vencer eleição dizendo apenas o que o governo Dilma não vai ser. Tá bom, não vai ser neoliberal. Tá bom, não vai bater no MST. Tá bom, não vai cortar os programas sociais. Já sabemos o que ela não fará. E o que fará?

Esse era o ponto que eu queria ter debatido com meu colega, que precisou sair apressadamente. Teria o projeto político do presidente Lula se esgotado? Seria um sintoma disso o fato de que Lula ainda precisa de Sarney, de Renan e de Collor? Seria um sintoma disso o surgimento da candidatura de Marina Silva? Da permanência de Ciro Gomes com bons índices nas pesquisas? Ajudem-me a responder, please. Dessa vez eu só participarei nos comentários.

PS: By the way, sobre a pesquisa Datafolha, acho que o Serra deu um vôo de galinha. Caiu 1% depois da mais intensa promoção pessoal de um governador de estado jamais vista na história da TV brasileira.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s