Embolando Palavras

Enquanto PIG faz campanha contra, mídia estrangeira elogia novas regras do pré-sal

Está no Portal Vermelho:

Mídia estrangeira ignora a brasileira e destaca papel do pré-sal

Ao contrário da maior parte da mídia brasileira — que atribuiu um viés estatizante nas regras do pré-sal enviadas ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, a imprensa estrangeira enfatizou a importância das mudanças para garantir a independência do país e a implementação de ações de combate à pobreza.

O jornal britânico The Guardian relata em sua reportagem desta terça-feira (1º) que Lula “prometeu injetar bilhões de petrodólares na guerra contra a pobreza após as maiores descobertas de petróleo da década”. E acrescenta que a nova legislação permitirá que os lucros sejam usados para “cuidar” da educação e da pobreza de uma vez por todas”.

O The Guardian comenta que a descoberta dos novos campos de petróleo, a partir de novembro de 2007, levou o Brasil a suspender os leilões de concessão de novos blocos para a exploração de petróleo “para dar ao governo uma parcela maior dos lucros”. Ao mesmo tempo, afirma que as companhias petrolíferas do mundo reagiram de forma “nervosa” ao anúncio do marco regulatório

O Wall Street Journal realçou as promessas de riqueza e desenvolvimento feitas por Lula, mas afirma que o país terá que superar as dificuldades encontradas por gerações de governantes sul-americanos: “transformar a riqueza de vastos recursos naturais em uma máquina de desenvolvimento”. “O Brasil, com alguns dos maiores estoques do mundo de minério de ferro e prata, tem uma das maiores diferenças entre os ricos e os pobres”, diz a reportagem.

Já o The New York Times enfatizou a “mudança nacionalista” do país, que fortalece a atuação estatal da Petrobras na exploração da camada. “O governo brasileiro propôs mudanças às leis existentes na segunda-feira para dar o papel principal no desenvolvimento das reservas-chave de petróleo em águas profundas para a gigante estatal da energia, a Petrobras, em detrimento das rivais estrangeiras”, observa o diário.

“O novo marco regulatório do país representa uma virada nacionalista para o Brasil”, diz a reportagem, que comenta que os campos descobertos nos últimos dois anos podem transformar o Brasil em uma grande potência mundial de energia.

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), a imprensa estrangeira tem tratado o pré-sal com muito mais serenidade que a brasileira. “Os estrangeiros têm destacado a importância do pré-sal para o Brasil e a indústria petrolífera mundial, comemorando a conquista, ao contrário de setores da mídia nacional, que tratam o assunto de forma equivocada e distorcida”.

Ferro questiona a midia brasileira por qualificar a proposta do novo marco regulatório como estatista e nacionalista, numa cobertura com viés superado. “Essa mesma imprensa esquece que o governo dos Estados Unidos, a meca do capitalismo, comprou a General Motors e metade do Citybank”.

Ele frisou que o novo marco garante a soberania e os interesses nacionais e assegura recursos para combater a pobreza, melhorar a educação e aprimorar a ciência, tecnologia. “Tudo sem romper com os contratos vigentes até agora”.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Enquanto PIG faz campanha contra, mídia estrangeira elogia novas regras do pré-sal

  1. Thiago Melo Teixeira em disse:

    Até agora não engoli aquele programa do Canal Livre da BAND no último Domingo dia 13-09-09, beiraram a histeria e o PIG comeu solto. Eles simplesmente desqualificaram o discurso do Presidente LULA na BBC, distorceram todo assunto retornando as intervenções do governo FHC na economia em sua gestão. Claro, não podemos esquecer o PEDRO MALÃO, Armínio Fraga, até acredito que eles tiveram boas intenções, mas desmerecer o presidente daquela maneira … Antonio Teles
    faltava até babar de raiva ao ver a imagem do Lula na tela … Fernando Mitre, acho que esse nem ouviu o que o presidente falou. Joelmir nós damos um crédito, pois ele é o POS-DOCTOR-PHD-MOR da escola do PIG: Miriam Leitão (aluna nota 10), Jabor, etc. Estou chateado também com a rádio CBN, apesar de ser do grupo Globo, faziam uma cobertura até legal das notícias, mas estão insuportavelmente PIG, só perdem para a FOLHA TUCANA e semanário do PSDB (revista VEJA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s