Embolando Palavras

Globo e Censura: tudo a ver

Emissora quer controlar participação dos seus artistas no Orkut e no Twitter

Como sabemos, a história da emissora da família Marinho guarda muita proximidade com o regime de excessão que vigou no Brasil durante 20 anos, onde prevaleceu, em quase todo o período, a regra da censura.  A ditadura controlava tudo e só deixava passar o que não era considerado “subversivo”. A Globo deu apoio irrestrito ao regime, inclusive omitindo dos seus noticiários o movimento das “Diretas Já”.

Esse DNA ditatorial, com a mania de querer controlar tudo ao seu redor, ainda é caracterísco da Globo. No blog dia a dia, bi a bit da Terra Magazine, o cientista Silvio Meira revela que a vênus platinada baixou uma  norma restringindo o uso das chamadas redes sociais pelos seus contratados (principalmente artistas). Com isso, a emissora quer controlar o que seus funcionários fazem e as opiniões que emitem em sites de relacionamento, como o Orkut e o Twitter.

Silvio conta mais sobre por que a Globo quer controlar o Orkut e o Twitter dos seus artistas:

 

a globo tem, sob contrato, a maioria dos artistas mais rentáveis, como audiência –e propaganda- do país. e todos eles assinam um contrato que transforma sua “produção” em propriedade da empresa. o que é normal, pois o mesmo ocorre na record, na folha, no estado… ou qualquer outro lugar onde pessoas trabalham, arrendadas, para produzir performance ou conteúdo. faz parte do jogo.

ocorre que todo mundo que assina os contratos está, também no twitter, facebook, youTube…, não só de livre e espontânea vontade mas porque, de certa forma, tem que estar lá. afinal, artistas são pontos focais de redes sociais; e as redes sociais reais, daqui de fora, estão todas lá, na rede…

a globo [entre muitas outras empresas “de conteúdo”] está incomodada com essa, digamos, dispersão de conteúdo supostamente sob seu controle e baixou uma norma proibindo, a seus contratados… “a divulgação ou comentários sobre temas direta ou indiretamente relacionados às atividades ligadas à emissora, ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”. segundo a empresa, a razão é proteger seus… “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.

por que a globo está fazendo isso? porque boa parte da “audiência” de seus contratados está fora de seu controle, em redes como twitter e facebook. porque as redes sociais são uma ameaça de fato à hegemonia da TV sobre o que costumava ser chamado de “audiência” e, lá nas redes, é de fato “comunidade”. e porque a globo, entre muitos outros, bem que poderia ter criado as suas próprias redes sociais, mas não o fez.

 

Para ler a íntegra do texto, clique aqui.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Globo e Censura: tudo a ver

  1. boleta em disse:

    a globo é a pior coisa que ja se existiu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s