Embolando Palavras

O desafio da segurança pública

O Mais Você (Globo) mostrou a experiência de Diadema (SP) — sem contar que o município é administrado pelo PT — como exemplo na redução da violência e criminalidade. A cidade, considerada uma das mais violentas do país nos anos 80 e 90, virou o jogo investindo em vários programas na área de segurança pública.

Um desses programas levou Diadema a ficar conhecida como a cidade que fechou os bares. Na verdade, houve somente uma restrição do horário de funcionamento desses estabelecimentos, que passaram a fechar a partir das 23 horas.

A medida foi adotada depois que um levantamento realizado pela Secretaria de Defesa Social mostrou que a maioria dos homicídios (60%) envolviam pessoas alcoolizadas e ocorriam nos bares ou nas redondezas desses comércios. A iniciativa provocou uma queda brusca no número de assassinatos – a média caiu de 31 para 11 homicídos mensais.

A queda da violência, porém, não se deveu só ao fechamento dos bares. A Prefeitura de Diadema implantou uma série de ações articuladas para conseguir esse bom resultado. Tudo começou com um estudo aprofundado da situação, elaboração do diagnóstico real do problema e, posteriormente, planejamento das ações.

Os locais onde os crimes aconteciam com maior freqüência foram mapeados pelo Sistema de Informações Criminais (Infocrim) e passaram a contar com policiamento ostensivo. Além disso, o mapeamento ajudou na definição de políticas públicas de inclusão social e prevenção à violência para os jovens – principais vítimas da criminalidade (cerca de 74% dos assassinatos eram cometidos contra jovens com até 25 anos).

Não sei se alguém ainda lembra, mas a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, usou o caso de Diadema como exemplo de segurança pública durante a campanha eleitoral do ano passado.

Micarla visitou a cidade, mostrou as imagens no horário eleitoral e prometeu implantar a receita de sucesso de Diadema na capital potiguar. Entre as promessas, a então candidata disse que inauguraria um observatório da violência e do trânsito em Natal.

A secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki, esteve em Natal para relatar como a administração petista enfrentou o desafio da segurança. Micarla garantiu que faria o mesmo em Natal. Por enquanto, parece que a prefeita esqueceu que um dia esteve na cidade paulista.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s