Embolando Palavras

A manipulação das pesquisas eleitorais

Ricardo Noblat divulgou o resultado de uma pesquisa encomendada pelo PSDB ao Ibope que mostra o crescimento de José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República, com 41% contra 35% da pesquisa anterior.

Neste cenário, Dilma Rousseff (PT) aparece em segundo lugar, com 17%, seguida de Ciro Gomes (PSB) com 16% e Marina Silva (PV) com 9%.

O que Noblat, conhecido pelas barrigas que noticia em seu blog, não disse aos seu leitores é que a pesquisa atual não pode ser comparada com a anterior, porque o levantamento atual não apresentou aos entrevistados o nome do candidato sozinho, mas sim acompanhado do vice.

É o que revela Renata Lo Prete no Painel da Folha:

Bananas… A pesquisa Ibope em que José Serra obtém 41% de intenção de voto não pode ser comparada com a anterior do instituto, na qual o tucano havia registrado 35%. Encomendado pelo PSDB, o levantamento mais recente não apresentou ao entrevistado o nome do candidato sozinho, mas sim acompanhado de um vice.

…e laranjas. Serra atingiu 41% tendo o correligionário Aécio Neves como vice. No caso de Dilma (17%), o companheiro de chapa foi Temer.

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “A manipulação das pesquisas eleitorais

  1. JuniorMatos em disse:

    Gostaria de te convidar para partipar de uma rede de conteúdo, caso tenha interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abs, Matos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s