Embolando Palavras

O PT vai às urnas neste domingo

O Partido dos Trabalhadores (PT) mobiliza seus filiados em todo o país (mais de um milhão) para eleger a nova cúpula que comandará a legenda a partir de 2010, ano da sucessão presidencial, quando os petistas tentarão para fazer da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O favorito para suceder Ricardo Berzoini no comando do diretório nacional é o ex-senador por Sergipe, ex-presidente da Petrobras e da BR Distribuidora José Eduardo Dutra, ligado à Construindo um Novo Brasil, tendência majoritária da sigla.

Dutra é o candidato de Lula e de Dilma. O ex-senador, segundo estimam os petistas, deve vencer a disputa já no primeiro turno, sem necessidade de uma nova votação em dezembro.

O principal adversário de Dutra é o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), ligado à corrente Mensagem ao Partido, tendência do ministro da Justiça, Tarso Genro. 

Geraldo Magela (Movimento PT), Iriny Lopes (Articulação de Esquerda), Markus Sokol (O Trabalho) e Serge Goulart (Esquerda Marxista) — os dois últimos ligados aos steores mais esquerdistas do PT — correm por fora na disputa, sem grandes chances de êxito.

Disputa no RN

Os petistas potiguares (10 mil filiados) votam em 108 municípios do RN. Por aqui, a disputa marca, mais uma vez, o embate entre os grupos da deputada federal Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro pela hegemonia no diretório estadual.

Fátima está empenhada em eleger Olavo Ataíde (Movimento PT), atual secretário de Assuntos Institucionais da legenda, presidente do PT do RN.

Já Mineiro aposta as fichas na candidatura do vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Pereira, militante do grupo “Construindo um Novo Brasil (CNB)”, ligado à atual direção estadual.

Enquanto isso, o ex-vereador Hugo Manso, sem muita influência partidária, apóia o mossoroense Valmir Alves, inetgrante da “Democracia Socialista”. 

Os candidatos ao diretório natalense são o ex-vreador Fernando Lucena (PT Pela Base) e a ex-candidata à vereadora Tereza Freire (Democracia Socialista).

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s