Embolando Palavras

Eleições, Shakespeare, Cascudo

As folhinhas do calendário passaram numa velocidade surpreendente até aqui. Estamos há apenas três meses das eleições que vão escolher o novo presidente do Brasil, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. É verdade que enquanto a Copa do Mundo rola nos campos da África do Sul, pouca  gente quer saber de política, eleições e candidatos. Mas, mesmo com todas as atenções voltadas para a seleção do Dunga, o jogo da luta pelo poder continua a ser jogado diariamente.

O desfecho deste enredo só será conhecido em 3 de outubro, talvez um pouco depois, se houver segundo turno. Mas os primeiros atos dessa história com inspiração shakespeariana (vide a tragédia “Rei Lear”) foram e continuam sendo encenados sem intervalo.

No plano nacional, o confronto entre Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) representa mais que a prosaica disputa para saber quem sucederá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto.

Como disse Emir Sader, as eleições vão definir se o governo petista foi uma exceção, um parêntese no modelo neoliberal, ou a sinalização para um novo modelo de sociedade, com foco nas questões sociais (leia-se distribuição de renda e combate à miséria) e com o Estado exercendo a função de protagonista do desenvolvimento.

Já aqui na província de Cascudo, a eleição se aproxima sem que os candidatos tenham dito ainda a que vieram. Por enquanto, ocupam-se com pantomimas  sem graça, que só servem para encher as páginas de blogs ainda mais sem graça, alinhados com um ou outro lado.

Neste Rio Grande do Norte, prevalecem ainda as pequenas ideias, as nulidades intelectuais e o silêncio cúmplice com os absurdos cometidos pelos mandatários de plantão.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s