Embolando Palavras

Celso Athayde: “A maioria dos policiais é corrupta em alguma medida”

Produtor cultural, escritor de “Falcão – Meninos do Tráfico” com MV Bill e fundador da CUFA (Central Única das Favelas), Celso Athayde escreve sobre segurança pública, violência e corrupção policial. Para ele, ao contrário do que dizem os governantes, a “banda pobre” contaminou a maioria da Polícia Militar.

Leia o artigo abaixo:

 

Insegurança Pública

Como muitos cidadãos brasileiros, em especial os cariocas, tenho acompanhado a nova crise na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Na verdade, não sei se podemos chamar de crise, já que ela está sendo provocada pelo próprio Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que demonstra uma árdua vontade de resolver um problema antigo. Mas já que todos dizem por aí que é crise, vamos considerar que seja.

A última vez que ouvimos com frequência falar da tal “banda podre” foi na época do ex-governador Garotinho, na então gestão de Luiz Eduardo Soares como Secretário de Segurança. Hoje, essa expressão volta com mais força, parecendo que chegou a hora de acabar com a velha cultura do “esses policiais corruptos são a minoria, e não vamos deixá-los manchar o nome da maioria da instituição.”

Chega disso, né? Se fizermos uma pesquisa, descobriremos que a maioria é corrupta em alguma medida. Isso faz parte da cultura policial, não somente no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Basta ver o ponto a que chegamos – a cúpula está mais do que enrolada. Infelizmente, o buraco é bem mais embaixo.

É perfeitamente compreensível que em casos como esses, os secretários de segurança e governadores venham a público dizer: “Esses poucos marginais fardados (quando são militares) serão punidos exemplarmente, não vamos deixar que essa minoria venha a manchar o nome da grande maioria que é correta e incorruptível”. Eu, no lugar deles, diria a mesma coisa. Em nome da governabilidade, claro!

Eis a questão, pois eu realmente duvido que eles creem no que afirmam, que em cada cinco ocupantes de um patamo (Patrulha Tático Móvel), apenas um seja corrupto e os outros sejam santos. Que a maioria dos policiais dos DPOs combata o tráfico e não se beneficie dele. Ou que as carceragens das Delegacias não levem nenhuma vantagem financeira para facilitar a vida dos presos e de seus visitantes, só pra citar alguns exemplos. Mas fique tranquilo se você é parente de um policial – sério, não é dele que estou falando, estou me referindo aos “outros” .

As famílias dos policiais se revoltam quando a categoria é acusada de corrupção, no entanto concordam que existe a necessidade de fazer uma limpeza geral. Assumir a verdade é a única forma de preservar os bons policiais que infelizmente são a minoria. Tão minoria que vivem acuados e oprimidos nos batalhões e delegacias. O que pode ser confirmado diretamente com eles, que talvez não falem por medo – o mesmo medo que o cidadão comum sente.

Só para termos uma ideia, os governos estaduais se orgulham por expulsarem centenas de policiais bandidos , envolvidos com os piores crimes, todos os anos , além de terem prendido tantos outros envolvidos com domínios de favelas. Apesar disso, infelizmente as milícias não recuaram nenhum centímetro. Pelo contrário, só crescem mais e mais a cada dia. Sendo assim, o que nos faz acreditar que esses “moços” e suas redes gigantes sejam a minoria?

Amigos de policiais e traficantes sempre os acham gente boa. Independente do que eles são capazes de fazer com os outros. Veja,não estou generalizando e dizendo que todos são corruptos, estou dizendo apenas que se trata da maioria sim, em alguma medida.

É comum que policiais que defendem a sociedade e eventualmente prestam bons serviços ao Estado caiam nos braços do deslize engordando as fileiras dos que são seduzidos pelas oportunidades criminosas. E, cá entre nós, a maioria é somente 50% mais um. Você acha esse percentual realmente alto?

Por isso, antes de defender os amigos policiais, é bom lembrar que você nunca participa de suas incursões cotidianas, perseguição a ladrões de bancos com os carros cheios de dinheiro e nos sequestros a traficantes, vendas de inimigos e outras ações sinistras que até Deus duvidaria.

O problema é que existem algumas atividades ilegais que a sociedade passou a achar normal com o passar do tempo. E somente os mais graves como assaltos, estupros, sequestros, venda de armas, passaram a ser vistos como crimes de fato. Os outros desvios passaram a ser vistos como meros escorregões éticos, nada tão grave. Fazer segurança para a contravenção, milícias receberem
dinheiro de tráfico, receber dinheiro da própria polícia para beneficiá-los em melhores escalas de serviços, receber dinheiro de camelôs, entre diversas outras manifestações, deixaram de ser vistas como anomalias. Sem contar com o crime de omissão.

Depois de uma análise mínima, percebemos que sem a corrupção desenfreada não existiria nas ruas das cidades as taxas dos flanelinhas, ou alguém acha que eles são independentes? Vou além, alguém
acha que o tráfico de armas, pirataria de marcas e até mesmo de remédios não têm relação com a corrupção policial? Para não falar em prostituição, e tantos outros crimes e contravenções que só conseguem se sustentar a partir de uma relação promíscua entre a desordem e a suposta lei.

Por outro lado, temos que concordar que a corrupção não é intervenção exclusiva da polícia. Os canas parecem refletir um comportamento social, que é o mal que abre as portas para todos os males.

Para alguns, este texto pode ser visto com o único objetivo de desmoralizar a polícia. Quero deixar claro que não, longe disso, pelo contrário, acredito que sem uma polícia séria só nos restará nas ruas das cidades o caos, um verdadeiro vale tudo. O que precisamos é perceber o óbvio e deixar de lado a demagogia, para que os bons policiais sejam libertados das armaduras que lhes fazem entrar nesse jogo sujo ou proteger muitos policiais que estão em desvantagem, se aquartelando, pedindo licença-prêmio ou se virando como podem para protegerem suas próprias vidas. Precisamos de paz na vida desses homens e mulheres da lei para que as nossas vidas sejam protegidas também.

P.S.: Gostaria de aproveitar e sugerir que o Estado refletisse sobre as últimas prisões efetuadas pelos 40 policiais presos nessa última operação no Rio. Pois se o próprio estado os prendeu e afirma que eles são bandidos, pode ser que os presos sejam na verdade vítimas.

P.S. 2: Alguém ainda duvida de que o pastor da Vila Cruzeiro dizia a verdade quando acusou policiais de roubo e de que não é justo ele ser indenizado já que o estado reconhece essas loucuras?

Anúncios

Navegação de Post Único

3 opiniões sobre “Celso Athayde: “A maioria dos policiais é corrupta em alguma medida”

  1. Não tiraria uma palavra do que foi escrito. Concordo plenamente com tudo o que foi dito e friso principalmente os delitos ditos como leves. Policiais que utilizam a máquina do Governo, financiada pelo cidadão tais como viaturas computadores, suas próprias armas para cometerem delitos. Conheço policial que está sendo processado por injúria, difamação e ameaça por utilizar computador da corporação para, em redes sociais, agir de forma delituosa a difamar pessoas quando não consegue o intento na injúria. Utilizou a própria viatura com colega ao lado para ameaçar com carta um trabalhador. Basta acessar com o nome completo de um policial (PM) o site tjrj.jus.br para se certificar do que estou dizendo. O Estado está cheio de processos contra os mesmos, abertos por pessoas corajosas acima de tudo, pois os que tem medo, ficam com seus prejuízos morais.

  2. Pedro Feital Rebouças, 3º Sgt PM em disse:

    Caro Celso Athayde e LuanaPimentel, boa tarde!

    Para início de conversa vou me identificar, POIS O ANONIMATO É PARA OS COVARDES, sou Pedro Feital Rebouças, Terceiro Sargento da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, criado e educado dentro da família Policial Militar desde a infância a tal ponto que me recordo que desde os meus seis anos de idade eu já era um “piolho” no Segundo Batalhão da Polícia Militar em Juiz de Fora/MG, e para mim, ser policial não é ter um emprego, é um sacerdócio, algo para sagrado, que faz parte do meu ser. Sei que não devia gastar meu tempo “postando” isso por dois motivos: vocês não vão publicar e porque nossa sociedade é estupidamente hipócrita. Ai vocês vão falar que não posso falar isso pois sirvo a sociedade, mas essa é a verdade, nossa sociedade não merece o nosso sangue, nossas noites de sono perdidas patrulhando, ou as lágrimas de nosso entes queridos. Digo isso pois conheço bem pessoas como vocês, gente que só sabe ficar criticando sem conhecimento nenhum de causa do que é o serviço policial militar, a linha de frente no combate ao crime. Porém tem uma “raça” que conheço bem: os pseudo socialistas, QUE EM SUA MAIORIA SÃO UM BANDO DE MACONHEIROS E VAGABUNDOS, opa, não falei de vocês e sim da maioria, NÃO FOI DITO ASSIM NO TEXTO INFAME QUE FOI POSTADO ACIMA, “A MAIORIA”, NÃO FOI ESSA A TERMINOLOCIA UTILIZADA? Meus Caros sinto pena da ignorância a da mediocridade desse tipo de gente, que não são vocês, são “A MAIORIA” dos pseudo socialistas maconheiros e vagabundos com tendências esquerdistas, gente que não vale o ar que respira, mas que se acha com capacidade de manchar a honra de heróis como nós Policiais Militares. Meus caros lhes digo que já prendi ladrão, estuprador de criança, traficante de crack e também muitos pseudo socialistas maconheiros, já arrisquei muito minha vida pela sociedade, pela justiça, e para salvar outras vidas. Digo também que sou comandante de uma patrulha tático móvel, e os outros dois policiais que comigo trabalham são totalmente honestos, assim como eu, digo que já tive a oportunidade de embolsar centenas de milhares de reais e não o fiz, pois sou honesto, honro minha farda, se preciso for até com meu sangue. Digo que A MAIORIA dos Policiais Militares, são certamente homens e mulheres honestos assim como eu e minha guarnição, ao contrário dos pseudo socialistas maconheiros de esquerda, que em sua “MAIORIA” são corruptos e vagabundos, assim como a maioria de nossos políticos, em especial nossa presidenta, que, aliás, é uma pseudo socialista, ex-criminosa e terrorista. Meus amigos assim é a vida, em países desenvolvidos os policiais são admirados pela sociedade, pois a maioria da sociedade e ordeira e honesta, porém já no Brasil a nossa sociedade que é corrupta, criminosa e imunda diz que a maioria da polícia é corrupta, que ironia não. E por fim digo que cada sociedade tem a polícia que merece ter. Vocês, Celso Athayde e Luana Pimentel, pelas ofensas que proferiram a minha classe, podem ter certeza que estão tendo a polícia que vocês merecem e pronto. Não falo isso com o intuito de ameaçar ou de ofender vocês, Celso Athayde e Luana Pimentel, como foi feito no texto acima postado por vocês mesmo, porém casos vocês tomem isso com ofensa eu não me importo, pois quem tem que gostar ou não de mim é minha esposa e meu filho, e o resto que se dane.

    Observação: para minha esposa e para meu filho eu sou um herói, e no mais eu tenho total certeza da minha honestidade e da minha honra, que refletem como o sol em minha farda, bem como também da honestidade da maioria dos Policiais Militares do nosso Brasil!!!

    Pedro Feital Rebouças, 3º Sgt PM da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, lotado no 56º BPM (Itajubá-MG)

    “Libertas quae sera tamen!/ Liberdade ainda que tardia!”

  3. LuanaPimentel em disse:

    Eu fico indignada e absolutamente inconformada diante a essas atitudes inaceitáveis de policiais que deveriam executar de forma ética as leis.A corrupção é a pior violação dos nossos direitos de cidadãos,pois vai estar ajudando a manter esse sistema cruel e desigual de estrutura social e econômica que vivemos no Brail…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s