Embolando Palavras

Josias de Souza sobre Fábio Faria: “Na vaga da filha de Roriz, o deputado das passagens”

O jornalista e colunista da Folha de São Paulo, Josias de Souza, relembrou em seu blog o envolvimento do deputado federal Fábio Faria (PMN-RN) no escândalo das passagens aéreas do Congresso Nacional. O filho do vice-governador Robinson Faria foi indicado pelo PMN para substituir a deputada federal Jaqueline Roriz (DF) na Comissão da Reforma Política.

Filha do ex-governador do DF, Joaquim Roriz, Jaqueline Roriz foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM, o esquema de pagamento de propina que levou à prisão e à cassação do ex-governador José Roberto Arruda.

Josias lembrou que Fábio Faria patrocinou a vinda de amigos famosos para o carnatal com recursos públicos, só restituiu o erário quando o escândalo tornou-se público e, ainda assim, jogou a culpa pelo “equívoco” nas costas dos seus assessores.

O jornalista questiona que contribuição o deputado-galã teria a dar ao debte sobre a reforma política. Compartilho da dúvida do colunista da FSP. Além de desfilar ao lado de celebridades, colecionar namoradas televisivas e sorrir para as lentes das revistas de fofoca, o que é mesmo que o nobre parlamentar tem a mostrar?

O incrível é que, aqui pelas bandas da nossa província, há quem leve esse rapaz a sério e defenda a candidatura dele a prefeito de Natal. Quando pensávamos que havíamos atingido o fundo do poço com Micarla de Sousa, vem mais essa…

Leia, abaixo, o comentário de Josias de Sousa:

 

O PMN indicou o deputado Fábio Faria (RN) para substituir Jaqueline Roriz (DF) na comissão que cuida da “reforma política” na Câmara.

Famoso pelas famosas que namora, Faria frequentou, em 2009, o escândalo das passagens áreas do Congresso.

Descobriu-se na época que o deputado lançara mão de fundos da Viúva para custear viagens estranhas à atividade parlamentar.

Com passagens custeadas pela Câmara, Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo, estrelas de novelas da TV Globo, foram ao samba.

A convite de Faria, os três participaram do Carnatal, o carnaval fora de época de Natal. Foram estrelas de um camarote do deputado.

Fábio Faria serviu-se da cota de passagens da Câmara também para emitir bilhetes, entre 2007 e 2008, em nome da ex-namorada Adriane Galisteu.

Mais: usufruiu das verbas do alheio para transportar, inclusive em vôos internacionais, a mãe e um amigo de Galisteu: Emma Galisteu e Cláudio Torelli.

Pilhado no contrapé, Faria alegou que Adriane Galisteu era sua “companheira” à época em que ocorreram os vôos.

Na ocasião, o deputado soltou uma nota. Disse no texto que uma de suas “prioridades” era “atuar com transparência e probidade”.

Transferiu a responsabilidade pelo malfeito aos assessores: “A questão relativa à emissão de passagens aéreas é uma atribuição administrativa…”

Uma atribuição “com a qual nunca lidei pessoalmente, deixando os detalhes dessa tarefa burocrática a cargo do corpo técnico de meu gabinete”.

Faria restituiu à Viúva R$ 21.343,60. A cifra referia-se à viagem de Kayky Brito, Sthefany Brito e Samara Felippo. Quanto ao resto –Galisteu e Cia.— nada.

O caso ardeu nas manchetes por algumas semanas, a Câmara alterou as regras de utilização das passagens e ninguém foi punido.

Devolvido à sua invisibilidade parlamentar, Faria retorna agora à cena como substituto da filha de Joaquim Roriz na comissão de reforma política.

Sabe-se que o deputado escolhe bem as companhias –acaba de sair de um namoro com Sabrina Sato.

Sabe-se também que nem sempre consegue atingir o objetivo de “atuar com transparência e probidade”.

Só não se sabe, por ora, que contribuições Fábio Faria dará ao valioso debate sobre a reforma política.

 

 

Anúncios

Navegação de Post Único

Uma opinião sobre “Josias de Souza sobre Fábio Faria: “Na vaga da filha de Roriz, o deputado das passagens”

  1. Pingback: Josias de Souza sobre Fábio Faria: “Na vaga da filha de Roriz, o deputado das passagens” « Arengueiro Natal/RN/Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s