Embolando Palavras

RN das oligarquias e do atraso

Em reportagem assinada pelos jornalistas Edson Sardinha e Renata Camargo, o site Congresso em Foco destaca o domínio político das famílias Alves, Maia e Rosado no Rio Grande do Norte. A matéria enfatiza que oito dos 13 parlamentares potiguares que assumiram o mandato neste ano são oriundos destes três clãs.

Nenhuma bancada tem poder tão concentrado em núcleos familiares como a potiguar“, assinalam os repórteres. O texto ressalta que só a deputada Fátima Bezerra (PT) e o senador Paulo Davim (PV) não são de família política.

A reportagem diz ainda que, não por acaso, as três famílias que dão as cartas no RN são donas de grandes impérios de comunicação, que incluem TVs, rádios e jornais. Além disso, para se perpetuarem no poder, preparam os herdeiros para darem continuidade ao legado político.

No Encontro dos Blogueiros Progressistas do RN, realizado no último final de semana em Natal, o vereador George Câmara (PCdoB) provocou o público a refletir sobre a relação entre o atraso político e o atraso econômico do Rio Grande do Norte. A reportagem do Congresso em Foco pode ajudar a entender essa ligação.

Há décadas essas oligarquias se revezam no poder, domínio esse que nunca se refletiu em desenvolvimento para o Estado. O segredo para a longevidade política é simples: eles sempre se dividem para, mais tarde, se unirem e continuarem governando.

O caso mais flagrante desta estratégia, comentado na reportagem, se dá em Mossoró, que vive sob dominação do clã Rosado desde a década de 1980. Lá, a família se dividiu em dois grupos que, eleição após eleição, se enfrentam para definir quem será o mandatário da vez.

Para ler as três reportagens especiais sobre as oligarquias potiguares clique aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Navegação de Post Único

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s