Embolando Palavras

Micarla transforma Natal numa “Manguetown”

Fui pro mangue catar lixo, pegar caranguejo, conversar com urubu“. Com esses versos, Chico Science narra o cotidiano caótico da Manguetown, uma representação da cidade do Recife, a metrópole onde homens, lixo e urubus dividem o mesmo espaço desordenado.

No refrão, Chico descreve a perplexidade de quem é obrigado a conviver com essa desordem: “Andando por entre os becos/ Andando em coletivos/ Ninguém foge ao cheiro sujo/ Da lama da manguetown“.

Graças a prefeita Micarla de Sousa (PV), Natal está vivendo seus dias de Manguetown. Não é exagero. A volta do lixão de Cidade Nova, com as lamentáveis cenas de homens, mulheres e crianças caçando sua sobrevivência em meio aos detritos da sociedade, é o retrato sem retoques do abandono da cidade que, em outros tempos, foi cantada pelo nosso Pedrinho Mendes como a “linda baby” onde “belo cai o sol sobre esse rio“.

Com Micarla, Natal perdeu a beleza. Os natalenses, perderam o orgulho desta “terra de um deus mar” — para citar novamente Pedrinho Mendes.

Por piores que fossem as previsões sobre a administração de Micarla, ninguém poderia imaginar que a primeira prefeita de capital do Partido Verde ficaria conhecida pela volta do problema do lixão.

A Prefeitura discute o valor da dívida com as transportadoras e com a Braseco, empresa que administra o Aterro Sanitário de Ceará-Mirim — destino final dos resíduos de Natal, Parnamirim e da própria Ceará-Mirim –, enquanto assistimos atônitos e incrédulos as imagens dos homens-urubus.

Desnorteada, a administração que prometia inaugurar uma nova época de desenvolvimento sustentável dá vexame nacional.

Lembrei dos versos de outra música de Chico Science (Da lama ao caos) que serve para representar os tristes dias que vive nossa outrora linda baby nestes tempos de Micarla de Sousa: “Ô Josué, eu nunca ví tamanha desgraça/Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça“.

Anúncios

Navegação de Post Único

2 opiniões sobre “Micarla transforma Natal numa “Manguetown”

  1. Ygor em disse:

    Desconsiderar o post anterior. Achei que fosse um amigo meu.
    Mas o texto tá sensacional!

  2. Ygor em disse:

    Esse omi já deu carona pra Pedrinho Mendes. Esse omi é rochedo mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s